HISTÓRIA DA CONGREGAÇÃO DE NOSSA SENHORA – CÔNEGAS DE SANTO AGOSTINHO

A Congregação de Nossa Senhora – Cônegas de Santo Agostinho nasceu na pequena cidade de Mattaincourt, na França, na noite de Natal de 1597. Naquela data, a jovem Alix Le Clerc, juntamente com quatro companheiras, apresentou-se em roupas simples na Santa Missa da meia-noite, oferecendo seus esforços para servir a Deus e aos pobres. Seu desejo era melhorar a condição precária na qual se encontravam as escolas, que praticamente não contavam com métodos educacionais que fizessem crescer a pessoa de forma integral, além de excluírem as meninas, em especial as mais pobres.

Naquele tempo, a Igreja Católica era praticamente a única instituição que lidava com a instrução de crianças e jovens. Para as crianças do campo, principalmente as meninas, no entanto, frequentar uma escola era praticamente impossível. Ao visitar os doentes e necessitados, as jovens Irmãs perceberam que as mulheres eram menosprezadas pela sociedade e não havia espaços públicos educacionais para elas.  Decidiram, então, dedicar-se à educação feminina, pensando em oferecer uma formação com a qual as meninas pudessem estudar e colaborar na construção de uma sociedade mais igualitária.

Foi fundada, assim, com esta audaciosa intenção, a Congregação de Nossa Senhora, que oferecia ensino gratuito a pobres e ricos, católicos e protestantes, tratando-os todos com o mesmo respeito. As Irmãs tornavam-se professoras, identificando em suas alunas aquelas que tinham a vocação para o ensino e pudessem prosseguir com a obra de seus fundadores: Alix Le Clerc e o Cônego Regular de Santo Agostinho Pedro Fourier. Alix também realizava, dessa forma, sua vocação de “fazer uma nova casa de religiosas para praticarem todo o bem possível”.

A primeira escola fundada pelas Irmãs foi na região de Poussay, em 1598.

Considera-se que o primeiro convento seja o de Nancy, autorizado a estabelecer escolas em 1628.  Em 1789, ano da Revolução Francesa, a Congregação já contava com 90 casas e 4 mil Irmãs. A Revolução, no entanto, fechou conventos e as Irmãs foram expulsas. O trabalho foi retomado repetidas vezes, sempre com as Irmãs dando continuidade às atividades de suas antecessoras.

Aos poucos, a Congregação de Nossa Senhora Cônegas de Santo Agostinho também se espalhou para além das fronteiras da França, chegando a outros continentes, como Ásia, África e América.

Veja abaixo a linha do tempo da Congregação de Nossa Senhora – Cônegas de Santo Agostinho no Brasil:

Linha do tempo - CNS-CSA Brasil