A CONGREGAÇÃO DE NOSSA SENHORA NOS DIAS DE HOJE

Fiéis aos ideais de seus fundadores, as Irmãs da Congregação de Nossa Senhora procuram estar atentas às exigências e ao espírito de seu tempo. Em suas atividades, priorizam a atenção e o atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade, trabalhando com a educação e treinamento em diferentes aspectos da atividade humana. Essas atividades incluem:

– educação popular;

– educação formal

– educação da fé;

– educação para a justiça;

– engajamento com os pobres;

– movimentos sociais;

– políticas públicas;

– trabalho com mulheres;

– formação teológica feminista alternativa, especialmente para jovens e mulheres.

A unidade das Irmãs entre si é garantida através da reflexão e do desenvolvimento dos projetos em que estão envolvidas sob a orientação de governos locais e geral:

– em cada país, uma equipe de Irmãs é eleita por três anos para este serviço;

– em nível internacional, uma equipe é eleita por seis anos para formar um Conselho Geral, a serviço de toda a Congregação.

Todas as Irmãs são responsáveis pela unidade da Congregação e pelos caminhos a seguir, seja convivendo em comunidade, dentro do seu país ou em nível internacional. Unidas pelos mesmos ideais todas participam, tanto quanto possível, da concretização de propostas e da tomada de decisões.

A vocação para a educação, que inspira a vida apostólica, motiva a Congregação a “fazer crescer os outros“, para que todas as pessoas que estão sob sua atenção cresçam em respeito, responsabilidade e dignidade. Por isso mesmo, sua missão é guiada por um olhar, uma escuta, atentos às necessidades de cada região e de cada contexto.

(Fonte: https://cnd-csa.org)