TRABALHO EDUCACIONAL

Pouco tempo depois da chegada ao Brasil e já estabelecidas em São Paulo, as Irmãs adquiriram uma propriedade na Rua Caio Prado, nº 232, onde inauguraram o Colégio Des Oiseaux. No local foram desenvolvidas atividades educacionais por cerca de 70 anos. No mesmo bairro, na região central da cidade, foi fundada a Escola Santa Mônica, voltada para crianças de poucos recursos.

Colégio Des Oiseaux

 

Em 1924, foram fundados o Colégio Stella Maris e a Escola Santa Teresa, ambos em Santos, no litoral paulista. No ano anterior, as “Madres”, como então eram chamadas, efetivaram a compra de uma casa pertencente à família Carraresi. Segundo relato de um dos filhos, essa residência deveria pertencer às Religiosas, pois Nossa Senhora teria lhe aparecido em sonho dizendo “essa casa é minha“.

Colégio Stella Maris

 

Logo a Congregação cresceu, acolhendo jovens brasileiras ansiosas por continuar a missão de Alix: “ser útil a todos e não prejudicar ninguém“. No início dos anos 1950, com a demanda crescente do Colégio Des Oiseaux, as Irmãs se dedicaram à construção de um novo estabelecimento: o Externato Madre Alix, no bairro Jardim Paulistano. No edifício ao lado funcionou a Escola Nazaré, que atendia outras 184 crianças. Conforme inauguravam um novo empreendimento educacional, a Congregação abria outro, gratuito, para receber as famílias empobrecidas.

Colégio Madre Alix

 

A década de 1960 também viu a inauguração de uma nova escola das Cônegas, dessa vez no bairro do Morumbi, também em São Paulo. Era o antigo Externato e Semi-Internato Nossa Senhora do Morumbi, atual Colégio Nossa Senhora do Morumbi. Aberto em 1964, o estabelecimento trazia uma proposta pedagógica bastante inovadora para a época, considerando os alunos como indivíduos transformadores e criativos.

Colégio Nossa Senhora do Morumbi

 

A Congregação atua também em outras regiões do país, em escolas voltadas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental.

A Escola Poço de Jacó está localizada em Juazeiro do Norte, no interior do Estado do Ceará. Ela passou a ser mantida pela Associação Instrutora da Juventude Feminina (AIJF) em 1996. Atualmente, são atendidas perto de 200 crianças entre 2 a 5 anos, bem como jovens e adultos que participam de oficinas e atividades alternativas. No total, cerca de 500 pessoas são atendidas por ano pela instituição.

Escola Poço de Jacó

 

Também localizada em Juazeiro do Norte, no Ceará, a Escola O Semeador, é mantida pela AIJF desde 1997. No início, a intenção era desenvolver um projeto de horta comunitária com famílias carentes do bairro. Aos poucos, porém, o grande número de crianças que necessitavam de educação para ter perspectivas de futuro motivou o trabalho de educação formal. Atualmente, cerca de 280 crianças estão matriculadas na escola.

Escola O Semeador

 

A Associação Instrutora da Juventude Feminina mantém, ainda, desde 1999, uma escola em Viamão, no Estado do Rio Grande do Sul, denominada Nossa Senhora da Esperança. Hoje, ela direciona sua atuação para o ensino de cerca de 80 crianças entre 3 a 6 anos de idade, além de oferecer atividades complementares,  como: oficina de estudos, capoeira, danças e artes a mais de 60 outros alunos.

Escola Nossa Senhora da Esperança