A ATUAÇÃO DAS IRMÃS NO BRASIL
No início do século XX, a Congregação fundada por Alix Le Clerc e apoiada por Pedro Fourier se estabeleceu em outros continentes. Em 18 de dezembro de 1906, as Irmãs Saint Victor, Saint Ignace, Marie Gabrielle, Germaine e Patricia, da Bélgica, chegaram ao Brasil após enfrentar a longa travessia do Atlântico. Desde então, a Congregação de Nossa Senhora – Cônegas de Santo Agostinho dedica-se a atividades na área de educação e em comunidades que precisam de assistência em várias regiões do país.
A Congregação no Brasil tem como mantenedora das suas unidades educativas e de assistência social a Associação Instrutora da Juventude Feminina – AIJF, que integra na Rede Alix os Colégios e Escolas que atendem a Educação Básica: Colégios Madre Alix e Nossa Senhora do Morumbi, em São Paulo (SP), e Stella Maris, em Santos (SP), e as Escolas Nossa Senhora da Esperança, em Viamão (RS), Poço de Jacó e O Semeador, em Juazeiro do Norte (CE).
Colégio Madre Alix
Colégio Nossa Senhora do Morumbi
Colégio Stella Maris
Escola Nossa Senhora da Esperança
Escola O Semeador
Escola Poço de Jacó
As Irmãs também estão à frente de outras unidades da Congregação, como o Instituto Sedes Sapientiae (São Paulo) e o Centro Social Santo Agostinho, em Erechim (RS).
Além da educação formal, as Irmãs estão à frente ou apoiando diversas organizações, movimentos e projetos sociais, tais como: Equipe Itinerante (Amazonas), “Terreiro do Povo” (Paraíba), Projeto Cajueiro (Goiânia), Centro de Artes Yolanda Setúbal (Manaus), CPT (Goiânia), trabalhos da Tríplice Fronteira: Brasil, Colômbia e Peru, entre outros.