Hola, estudiants! Aprendrem un idioma nou?
Assim é, em catalão, o convite para aprender um novo idioma. Os alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio do professor Ronaldo Pileggi, de Língua Portuguesa, se empolgaram com a proposta e produziram um vídeo em que cantam trechos de uma música nesse idioma.
A atividade, como explica ele, fez parte de uma disciplina eletiva de iniciação científica e teve o objetivo de mostrar como o método científico está presente em diversas áreas do conhecimento, inclusive na linguística. Ao longo do primeiro semestre, os alunos foram divididos em grupos de acordo com o idioma base – no caso, latim – e tiveram noções de catalão, holandês, polonês e romeno. “Usando a lógica, eles puderam perceber a morfologia e a recorrência de certos termos para, assim, decifrar um idioma”, conta Ronaldo. “Esse conceito chama-se plurilinguismo, e é o que acontece especialmente na Europa, onde a grande diversidade de países e idiomas faz com que as pessoas consigam se comunicar com outras que falam línguas completamente diferentes.”
A atividade terá prosseguimento no segundo semestre. Ronaldo acrescenta que a ideia é abrir caminho para a participação dos alunos na Olimpíada Brasileira de Linguística, cujas notas poderão ser aceitas como ingresso em algumas universidades.