Pouco a pouco foram sendo construídas novas salas de aula, para atender à demanda e passaram a funcionar as classes de Maternal, Jardim I e Jardim II. No ano de 2005, ofertou-se às mães e adolescentes as oficinas de Pintura em Tecidos, Vagonite, Artesanato em Palha de Milho e Crochê, além de orientação escolar para os alunos com dificuldades de aprendizagem.

O trabalho com as crianças e jovens possibilitou a aproximação das famílias, por meio de reuniões de formação humana e religiosa e a criação da comunidade “Amigos da Tilápia”, apoiada por um grupo de amigos alemães. Esse grupo fornecia às famílias interessadas o material necessário para a construção de tanques em seu quintal. Também optou-se por proporcionar às mães e aos adolescentes um preparo profissional. Assim, surgiram as oficinas de Bordado à Mão, Tecelagem e Computação.

Creche e Berçário foram abertos em 2006 para crianças de dois anos de idade, bem como novas oficinas: Bordado com Fita, Crochê, Biscuit e Padaria para os adultos. Todas esses esforços tinham como objetivo promover a melhoria das pessoas da comunidade. Em 2007 acrescentou-se à grade de cursos o Curso de Bordado com Aplicação e, no ano seguinte, Ponto Cruz para crianças e adolescentes na faixa de 10 a 16 anos.