A propriedade de O Semeador foi comprada em 1987 pela Associação Instrutora da Juventude Feminina. Inicialmente, a finalidade era desenvolver um projeto de horta comunitária com dez famílias carentes do bairro. Elas venderiam os produtos hortigrangeiros resultantes do seu trabalho, como forma de se sustentarem. No entanto, houve muita resistência, pois a comunidade ainda não estava preparada para esse modelo de gestão familiar.

Por isso, o segundo passo foi realizar uma pesquisa com o propósito de descobrir os principais anseios e necessidades da população. Percebeu-se, naquela ocasião, o grande número de crianças provenientes de famílias muito carentes, filhas de mães solteiras ou com pais desempregados, bem como adolescentes nas ruas, ociosos, sem estudo, trabalho ou perspectiva de futuro.

Diante dessa realidade, a AIJF instituiu, em 1988, o Centro de Educação Comunitária “O Semeador”, entidade educativa de natureza filantrópica cujo nome nasceu de um sonho: fazer de um pedaço de terra arenosa, um espaço fértil, bonito, onde crianças pobres pudessem crescer felizes no meio de uma natureza cheia de flores e frutas. Foi iniciado ali um trabalho de educação integral e formação humana – social, religiosa, artística, psicológica, ecológica, intelectual e profissional.

Atividades foram iniciadas com uma classe de pré-escola, um grupo de alfabetização de adultos, uma horta, uma granja, uma padaria-escola, artesanatos diversos e a piscicultura, que envolvia a criação de tilápias como suplemento alimentar.

O projeto só foi possível graças o envolvimento de professores, voluntários e apoio de duas ONG´s. A Prefeitura Municipal fez o repasse da merenda escolar com recursos oriundos do FNDE.

Sempre a serviço da comunidade

Em 2011, 0 Semeador passou a contar com a parceria da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará,  o que possibilitou, por meio dos recursos do Programa Sua Nota Vale Dinheiro, do Governo do Estado do Ceará, a aquisição de móveis e equipamentos, principalmente, para cantina e salas de aula.

Vivendo intensamente seu ideal educativo, em outubro de 2012, a Escola deu inicio a formação de uma Orquestra com Deficientes Visuais, com a ajuda voluntária do professor de música José Helio Pereira de Santana Filho. No anos seguinte, houve a implementação do Turno Vespertino.

Buscando valorizar o trabalho com parcerias, a Escola passou a contar com o trabalho voluntário da Dra. Jozenizia Rabelo de Castro Oliveira, Neuro-Psiquiatra, que contribui de maneira eficaz com o acompanhamento de alunos com dificuldades de aprendizagem. Aliado a esse atendimento, a Escola beneficiou-se também da ajuda do Dr. Diaci Andrade de Oliveira, Médico Oftalmologista, com serviços oftalmológicos voluntários.

No ano de 2015, foi a vez de uma parceria com o SENAC com cursos de Manicure e Depilação para mães e jovens. A área de oficinas também ganhou mais uma opção: Découpage, ministrada pela voluntária Maria José Braz.

No ano de 2016, teve fim um projeto da Alemanha para o financiamento da criação de Tilápia e os recursos remanescentes foram autorizados pelo grupo para a utilização na construção de uma sala de multimeios.

Apesar das dificuldades, O Semeador tem enfrentado os desafios e crescido ano a ano, atendendo cada vez mais a população em seu entorno. Para concretizar a sua missão educativa de “fazer o outro crescer”, a Escola procura investir em um ensino que enfatiza a promoção da cidadania, porque acredita firmemente na educação como um instrumento eficaz na superação das desigualdades sociais. Assim, o trabalho segue com muitas conquistas.