Coerentemente com a valorização do indivíduo como ser transformador e criativo, o trabalho pedagógico no Colégio Nossa Senhora do Morumbi é inspirado pelos defensores da pedagogia ativa, em que o conhecimento é construído e organizado pelo próprio aprendiz, a partir da sua interação com o meio e com as pessoas ao seu redor. O professor tem como papel coordenar e facilitar o processo de ensino-aprendizagem no lugar de se apresentar como único depositário de um conhecimento estanque, que deve ser apenas memorizado e repetido pelo aluno. O conhecimento não vem, portanto, descolado da realidade e desprovido de significados. Aqui, o aprendizado pressupõe o desenvolvimento da capacidade crítica e reflexiva do sujeito, tornando-se chave de interpretação do mundo ao seu redor.

Para além da reflexão, a ação

Desde a chegada da Congregação das Cônegas de Santo Agostinho ao Brasil, a educação desenvolvida pelas professoras religiosas e leigas sempre se pautou pela ação social. Por essa razão, o trabalho do voluntariado é constante na educação dos nossos jovens, levando-os a se preocuparem com as questões dos seus semelhantes. Orientados para uma visão humanista, os estudantes são estimulados a aprender, movidos pela atualização das informações, pelas práticas solidárias e pela interação com os colegas e com a comunidade em que vivem, sempre orientados ao diálogo, à conciliação e às decisões com o respeito à opinião e decisões da maioria.

Proposta pedagógica e educacional

Os processos norteadores da ação pedagógica e educacional têm como princípios comuns.

  • respeito ao valor das diferenças;
  • cooperação no convívio social;
  • construção da autonomia para pensar e agir;
  • fortalecimento da reflexão crítica, acompanhada de proposição construtiva;
  • estímulo ao protagonismo social;
  • liderança compartilhada;
  • competência no saber e no fazer;
  • transparência na atuação e na tomada de decisões;
  • investigação das situações-problema;
  • oferta de condições para a vivência dos valores cristãos;
  • formação religiosa considerada no seu sentido mais profundo, fundamentada numa filosofia humanista.

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Princípios pedagógicos básicos

A partir de um diagnóstico das necessidades docentes e discentes do Colégio, feito depois de um alentado estudo realizado por professores, coordenadores e Direção do Colégio, optou-se por princípios psicopedagógicos de concepção interacionista.

Do ponto de vista dos métodos e estratégias (como ensinar), a escola sempre procura concretizar sua intenção educativa por meio de metodologias ativas. Os alunos recebem propostas de trabalho para serem desenvolvidas em equipes. O resultado desse trabalho é depois levado à discussão em classe, para que daí resulte um produto coletivo, evidentemente fruto dos vários esforços individuais, mas acrescido das intervenções e mediações do professor e de novas conclusões tiradas pelo grupo.

O processo ensino – aprendizagem não se limita à tradicional sala de aula. A vida escolar precisa ser enriquecida com experiências múltiplas que carregam em seu bojo diversas oportunidades de conhecer. Os eventos, atividades extraclasse e estudos do meio socioambiental são praticados com esse intuito. Além disso, utilizar o espaço do colégio em prol do pedagógico é sempre uma de nossas vertentes.

O aluno na escola

Com a filosofia de que o aprendizado se realiza na co-participação do estudante, dos professores e da família ou responsável pelo estudante, nossa prática se desenvolve de forma ativa e presencial. Cada estudante é um ser único e tratado como tal. Todos são conhecidos pelo nome. O número de chamada que consta na secretaria e nos diários de classe tem uma função meramente administrativa.

Consideramos equipe educacional todos aqueles que pertencem ao quadro de funcionários da escola – desde a portaria até aqueles que cuidam das instalações físicas. Todos compõem a geração adulta que serve de exemplo aos mais novos. O tratamento respeitoso e cordial que se estabelece na escola é uma fonte valiosa de aprendizado social.

Na sua formação moral e intelectual, cada aluno recebe a atenção de um tutor escolhido com base na afinidade do professor com o educando. Jovens com dificuldades no rendimento escolar (e mesmo nas questões de relacionamento com os colegas) são orientados por um professor da equipe de sua respectiva série (ano) escolar.

A formação do estudante

A formação intelectual do jovem é uma preocupação constante no Colégio Nossa Senhora do Morumbi, e compete ao corpo docente, bem como à equipe de coordenação, trabalhar junto ao aluno e orientá-lo diariamente no cumprimento de suas responsabilidades. Nossos profissionais da educação, além de apresentarem uma formação acadêmica sólida, estão compromissados com a pessoa do estudante e com a atualização das demandas da atual sociedade, em constantes transformações.

Para favorecer a sistematização do conhecimento, a equipe docente do Colégio Nossa Senhora do Morumbi recorre a diversos meios e estratégias, como à integração de vários recursos tecnológicos, à pesquisa individual ou em grupos na biblioteca e no laboratório de informática, aos seminários e debates, além de apresentar organização de atividades extraclasses (estudo do meio, saídas educativas para teatro, cinema, mostras e exposições culturais), sempre procurando abordar os conteúdos de maneira dinâmica e instigante.

É também preocupação dos profissionais do Colégio Nossa Senhora do Morumbi a preparação de seus alunos para a vida em sociedade. Assim, são valorizados o comportamento ético, a pró-atividade, a cooperação, a convivência democrática e a prática cidadã. Situações que exijam uma interferência mais pontual na rotina escolar própria de crianças e jovens são resolvidas preferencialmente por meio do diálogo e das decisões consensuais. No entanto, nos casos de atitudes e comportamentos extremos que ultrapassam a serenidade do ambiente escolar, o Colégio Nossa Senhora do Morumbi tem um regimento interno claro e preciso para intervir de maneira a preservar a todos o direito ao aprendizado e a exigência da responsabilidade de cada um para que a proposta da escola seja cumprida.

O processo avaliatório

Toda avaliação tem determinados objetivos. Os nossos são identificar o potencial, a evolução e as dificuldades de cada estudante individualmente, bem como oferecer ao professor elementos para reorganizar e reprogramar os conteúdos e estratégias adotados. Por isso, a avaliação é contínua e diária, feita através de meios os mais diversificados possíveis – provas formais, simulados, seminários, trabalhos de pesquisa individual e em grupo, participação de debates etc., a fim de oferecer oportunidades para os alunos revelarem seus talentos e habilidades pessoais. Como entendemos que o estudante precisa estar disposto a aprender para caminhar em seu processo de aquisição do conhecimento, também o avaliamos quanto ao interesse, à participação, às contribuições dadas nos debates e conteúdos estudados.