As potencialidades de cada aluno devem ser aguçadas através de escolhas e interesses.

       Anualmente, oferecemos três cursos multisseriados , que constam da grade curricular , para que o educando tenha a oportunidade de vivenciar diferentes experiências durante seu trajeto pedagógico no Ensino Fundamental séries finais. O objetivo é fornecer  a capacidade de atuação consciente e efetiva em sociedade, pensando no hoje e no amanhã.

       Há dez anos contamos com a possibilidade de os alunos, de acordo com seus projetos de vida e seus interesses, escolherem uma aula semanal para compor a matriz curricular.

       É com grande satisfação que se confirma o pioneirismo em nosso colégio em efetivar competências e habilidades, de acordo com a BNCC (Base nacional Comum Curricular) que realiza mudanças providenciais na grade curricular, quanto à metodologia e aos conteúdos que permeiam por todas as disciplinas, alinhavando esses saberes.

       A escolha é realizada através de uma preleção sobre os cursos oferecidos.

       No ano de 2020 contamos com os seguintes cursos:

 

ASTRONOMIA: EXPLORANDO O UNIVERSO

Prof. Marco Aurélio Loureiro

Esse curso visa oferecer aos alunos o primeiro contato com diversos temas astronômicos, como evolução estelar, instrumentação astronômica, tipos de galáxias, buracos negros, sistema solar, exoplanetas entre outros.

Para cursar não é necessário conhecimento anterior na área. O conteúdo será apresentado de forma a desenvolver a compreensão do aluno com relação ao Universo, sem a necessidade da realização de cálculos ou utilização de fórmulas.

Os alunos no final do curso terão em seu repertório cultural um vasto acervo de referências que servirão de plano de fundo para contextualização de diversos conteúdos curriculares, além terem desenvolvidas suas percepções e reflexões em relação à imensidão que está ao seu redor.

Conteúdo do Curso

  • A origem do Universo: o Big Bang
  • Telescópios e detectores
  • Tipos de galáxias
  • Núcleos Ativos de Galáxias
  • Aglomerados de estrelas
  • Estrelas binárias e variáveis
  • Classificação espectral de estrelas e escalas de magnitudes
  • Sistema Solar
  • Exoplanetas e astrobiologia
  • Nebulosas: como as estrelas nascem e morrem
  • Diagrama H-R e a evolução estelar
  • Buracos negros
  • Espaço-tempo e Buracos de Minhoca
  • Escalas de tamanhos e distâncias
  • Constelações e suas mitologias
  • O Universo em Expansão: A Lei de Hubble
  • Erros comuns do imaginário popular

 

 

CORPO EM MOVIMENTO

Professora Juliana de A. A. B de Oliveira

O que você revela em sua linguagem corporal?

Nosso corpo transmite todos os nossos sentimentos.

Entre tantas utilidades, a linguagem corporal é sem dúvida um dos meios de comunicação que pode e deve ser envolvido no processo de ensino – aprendizagem.

É fundamental que sejam aprendidos diversos meios para se expressar.

Tendo como objetivo  amadurecimento cognitivo e motor adequados, serão trabalhados  nas aulas:

– Alongamento e alinhamento postural,

– Dança (utilizaremos movimentos com música e dança),

– Jogos de coordenação motora,

– Posicionamento corporal perante uma palestra (trabalhando a impostação da voz),

– Jogos de mímica e dramatização (para a elaboração de um conhecimento maior da linguagem corporal),

– Relaxamento; entre outras atividades.

 

A QUÍMICA E A FÍSICA EM NOSSAS VIDAS

Professora Nadia R. Starikoff

A eletiva irá oferecer oportunidades de experiências práticas que promoverão o aprender a pensar a partir de uma questão e a busca de resolução de problemas. Vivenciar essas práticas favorece a elaboração de hipóteses e argumentações, contribuindo com o desenvolvimento do raciocínio e da lógica.

Os experimentos irão potencializar o desenvolvimento da autonomia e manipulação de equipamentos e substâncias do laboratório de ciências.

Colaborar para compreender o mundo e suas transformações para entender o funcionamento do planeta e adotar atitudes de preservação do ambiente.

Incentivar o prazer por aprender estimulando a criatividade.

A cada encontro um experimento será realizado.

Antecedendo o experimento, um problema será apresentado e serão iniciadas as hipóteses para solucioná-lo, iniciando uma investigação para sua resolução através da manipulação de materiais, substâncias de laboratório e pesquisa sobre as propriedades da matéria. Finaliza-se com o registro de nossas hipóteses, observações e explicação dos dados obtidos.

Os experimentos promoverão a discussão sobre os conceitos envolvendo os fenômenos químicos e físicos observados a cada experimento em que vivenciarão a transformação “ou não” da matéria. Alguns dos principais experimentos, que poderão ser alterados conforme a dinâmica do grupo:

– Acetona e isopor (Por que o isopor derrete quando entra em contato com a acetona?) – investigação de polímeros;

– Água oxigenada e fígado ( Por que o fígado libera bolhas quando entra em contato com a água oxigenada?) – investigação de enzimas e catalisadores;

– Vinagre e bicarbonato de sódio (Por que surgem bolhas nesta reação?) investigação de reações químicas;

– O pH – medindo o pH do repolho (Por que o repolho muda de cor conforme entra em contato com diferentes substâncias?) investigação de substâncias ácidas e básicas;

– Cromatografia (Como se formam as cores / pigmentos?) investigação sobre misturas;

– Ferrugem (Que fatores colaboram para a formação da ferrugem?) investigação sobre a oxidação;

– O cozimento do ovo (Como descobrir se o ovo está cru ou cozido sem quebrar sua casca?) investigação sobre reações químicas;

– Intemperismo (Como a ação da temperatura age nas rochas?) investigação sobre a dilatação e choque térmico;

– Roupa suja, o que é melhor para se livrar da sujeira: utilizar mais água ou mais substância químicas? investigação sobre substâncias químicas;

– Areia movediça (Como a quantidade da maisena interfere na viscosidade ao se misturar com a água?) investigação sobre a viscosidade;

– Ácido do limão (Como escrever uma mensagem secreta utilizando limão?) investigação sobre substâncias ácidas;

– Ovo, vinagre e coca-cola (Como as substâncias interferem na casca do ovo?) investigação sobre propriedades da matéria;

– Detergente e gordura (Como o detergente quebra a gordura?);

– Sal, água, tampa de caneta e massinha (Como utilizar o sal para fazer objetos boiarem?) investigação sobre densidade;

– Açúcar, água fria, água morna, vitamina C (Por que o açúcar se mistura melhor na água quente?) investigação sobre solubilidade e dissolução.

 

.