O trabalho do professor é o trabalho do professor com os alunos e não do professor consigo mesmo.
Paulo Freire
Desenvolver projetos nas diversas áreas do conhecimento é uma filosofia de nosso trabalho. Com eles, trazemos um universo do mundo real ao alcance de nossos pequenos e, assim, temos a certeza de contribuir para uma aprendizagem significativa e duradoura.
Nesta forma de trabalho, a criança é determinante na construção de seu saber que age em constante interação com o outro e com o universo ao seu redor.
Uma das vertentes mais importantes do trabalho com projetos é que o educador dispense um tratamento específico a ele: organize, planeje, reflita e desafie, estimulando o interesse do grupo. Desta forma, o estudo envolverá a todos de maneira ativa e participativa em cada uma das etapas.
Para que possamos formar cidadãos, é preciso desenvolvermos a autonomia, desde a Educação Infantil. O trabalho com projetos, sem dúvida, é um dos caminhos para construirmos a autonomia e novos conhecimentos de forma coletiva.
No primeiro semestre de 2017, desenvolvemos projetos com as crianças de Ed. Infantil que envolveram o tema Biomas Brasileiros, sugerido pela Campanha da Fraternidade.
Acompanhem!
Grupo 2 – Iniciamos o projeto “Lagartas”, trazendo os ovos e montando um lagartário na sala de aula. A ideia era acompanhar a metamorfose desde a fase lagarta até o nascimento das borboletas. Nossos pequenos pesquisadores puderam observar cada uma delas. Desafiamos o grupo a observar nosso lagartário, para realizarmos registros coletivos de nossas descobertas, em que a professora assumia o papel de escriba.
Passado algum tempo, o grupo observou que havia algo diferente em nosso lagartário.
Uma das lagartas estava com uma forma diferente: havia se transformado em pupa. Foi incrível…
Mais adiante, as crianças puderam observar o nascimento da borboleta. Foi algo muito diferente e inusitado para todos. A certeza de que vivências como esta, são a garantia de construir conhecimentos, partindo da experimentação dos alunos!!! De fato, é trazer a área de Natureza e Sociedade ao alcance das crianças de Ed. Infantil.
Fase Lagarta Fase Pupa
Fase Borboleta
Grupo 3 – Nosso colégio está envolto em uma área de 97.000 m² de mata atlântica que não poderíamos deixar de trazer ao universo de nossos alunos, quando tratamos de biomas brasileiros, tendo a possibilidade de explorar a mata de perto diariamente.
Tudo começou com a descoberta de que nossa mata tem nome e chama-se Mata Atlântica. Em seguida, saímos para apreciar as árvores e coletar folhas em seus diferentes formatos e tamanhos.
Dentre várias propostas:
Colhemos frutas em nossas árvores e as experimentamos;
Encontramos animais do nosso colégio;
Enfim, todas estas vivências de explorar nossa mata, trouxe ao grupo a possibilidade de construir novos saberes sobre a Mata Atlântica e assim, envolver as crianças como protagonistas deste processo rico e significativo de aprendizagem.
Grupo 4 – Nosso grupo foi apresentado ao projeto: “Conhecendo o Cerrado”, através dos olhos do personagem Dito, protagonista da história “Menino do Cerrado” que retrata e apresenta uma das regiões privilegiadas do Brasil com suas características locais e o jeito simples de seus habitantes. A autora Eunice Pühler descreve a magia do cerrado com textos que contam sobre alguns animais, brincadeiras e curiosidades desse bioma, expressando a alma e o modo de ser, sentir e fazer da criança que vive no chapadão brasileiro.
Entre as propostas o projeto trouxe para o universo deste grupo, o artista Frans Krajcberg que retrata em suas obras a preservação das florestas brasileiras e a devastação da natureza realizada por nós. Para isso, utiliza em suas obras elementos da natureza morta.
Entre uma proposta e outra realizamos uma releitura da obra de sua própria casa construída sobre o tronco de uma árvore. Desafiamos as crianças a desenharem como seria a sua casa na árvore.
Foi este o universo da área de Arte percorrido pelas crianças do Grupo 4, neste projeto que trouxe ao grupo a possibilidade de construir novos e significativos conhecimentos sobre o Cerrado.
Grupo 5 – O projeto “Descobrindo o Pantanal” desenvolvido com os alunos do Grupo 5 teve como proposta inicial um levantamento prévio realizado com as crianças através de imagens deste bioma. Nesta ocasião as crianças tiveram a oportunidade em uma roda de discussão trazer ao grupo o que sabiam e o que gostariam de pesquisar sobre este assunto.
Entre pesquisas e outras atividades tiveram a possibilidade de conhecer a alimentação, moradia, flora e fauna típicas da região.
A certeza de que podemos propiciar situações de aprendizagem significativas, trazendo a participação ativa das crianças, desde cedo, para uma construção coletiva.