Num momento em que se propõe a reformulação do Ensino Médio com base na escolha dos alunos, nós, do Colégio Nossa Senhora do Morumbi, oferecemos os Projetos de Investigação e iniciação científica, na 1ª e na 2ª série, ampliando o repertório cultural e desenvolvendo habilidades e competências imprescindíveis ao universo acadêmico e profissional dos nossos alunos.

Para o primeiro semestre, apresentamos os seguintes temas.

 

Projeto 1 – Área de Linguagens e códigos 

Linguagem Cinematográfica 2 

Professoras Orientadoras: Lisangela Simões e Mariana Labadia

O objetivo deste Projeto de Investigação é  dar continuidade ao instrumental teórico e analítico oferecido no módulo anterior acerca da transversalidade temática entre obras literárias e filmes internacionalmente reconhecidos, a fim de fomentar discussões sobre temas amplos e que perpassam diversas áreas do conhecimento. Assim, espera-se estimular a reflexão e o debate entre os educandos por meio da noção de que o Cinema, enquanto entretenimento, também proporciona a construção de saberes e o desenvolvimento de habilidades, ou seja, é uma ferramenta em potencial para a diversão e a partilha de ideias.

 

 

Projeto2 – Área de Ciências Humanas

Perseguições: Trajetos da construção do inimigo.

Professores Orientadores: Caio Sarak de Mello e Daniel  Eduardo Mafra 

O que é este outro que está diante de mim? Se ele levanta o braço, logo interpreto seu gesto: me ataca ou me estende o braço tentando me ajudar?

O projeto deste semestre parte da noção de alteridade para descrever suas múltiplas materializações na história e sociedade. Das mulheres na idade média e seus descendentes perseguidos pela Inquisição até os dissidentes do governo stalinista do século XX, todos os “outros” foram construções sócio-históricas, cabe a nós, portanto, reconduzir nosso olhar e reconhecer como essas figuras do Outro (agora, com maiúscula) aparecem e desaparecem, mudam e permanecem no trajeto da história até o homem e a mulher contemporâneos.

 

 

Projeto 3 – Área de Ciências da Natureza

Agrotóxico: Mocinho ou bandido?

Professores Orientadores: Claudia Ayres e Jean Aparecido Clempe Francalino

A proposta deste projeto é tratar da questão dos agrotóxicos/defensivos agrícolas de maneira mais crítica e científica, buscando propiciar aos alunos momentos de leitura e discussão reflexiva sobre o tema, dialogando com práticas argumentativas e, quando possível, práticas experimentais.