A escola teve suas raízes na Sociedade dos Amigos da Infância – SADI em 1987. Iniciou suas atividades com creche, atendendo crianças de 2 a 6 anos de idade e cursos de artesanato em lã bruta para adultos. Em 1990 passou por uma reestruturação mudando o nome para Associação Educacional Recanto da Alegria – ASEARA. Com a ampliação dos espaços físicos, aumentou o número das crianças de 7 a 12 anos e diversos cursos profissionalizantes para adultos.

Em 1999 a Diretoria da ASEARA passou à Associação Instrutora da Juventude Feminina os bens imóveis e móveis, com a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho educativo. Assim, em 8 de outubro do mesmo ano, continuou com as atividades de sua antecessora, com a denominação de Centro Educacional Nossa Senhora da Esperança – CENSE. A entidade iniciou seu funcionamento voltado à educação infantil para crianças de 3 a 6 anos, além de atividades complementares e projetos de informática para jovens e adultos, duplicando o número de vagas.

Em 2011, a mantenedora se adequou à legislação, alterando sua atividade preponderante de assistência social para educação, aprovada em Assembleia, em 19 de janeiro de 2011. Desta forma, todas as unidades da Associação Instrutora da Juventude Feminina que trabalham com educação tiveram sua nomenclatura alterada de Centro Educacional Nossa Senhora da Esperança para Escola Nossa Senhora da Esperança – ENSE. Em 2014 a escola passou a fazer parte da Rede Alix que compõe todas as Escolas, Colégios e Instituições com características próprias e Projetos Sociais.

A escola desde a suas raízes, desenvolve o trabalho educativo na Educação Básica – Educação Infantil, e os Projetos: Atividade Complementar e de Informática para jovens e adultos.

Missão

“Fazer Crescer”

Assegurar um sistema educacional inclusivo, visando garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, capazes de garantir a construção do conhecimento e preparação para a vida.