Processo pedagógico riquíssimo em várias camadas, mais uma edição da gincana da Festa da Pipoca aconteceu no último sábado, 25 de maio de 2019. Foi um sucesso! Durante o mês de maio, os alunos do Ensino Médio realizaram: encontros para conceber a gincana desde o tema até as provas a serem realizadas; ensaios para cumprir as tarefas; e projetos designados por eixos que atravessavam as disciplinas regulares.

Os estudantes atribuíram responsabilidades e desenvolveram liderança para efetivar a integração com os colegas do Ensino Fundamental. Todo o processo foi mediado por colaboradores do colégio, professores e equipe pedagógica, estimulando as potencialidades que cada aluno já possuía e apontando caminhos para desenvolver outras que também seriam necessárias para alcançarem seus objetivos. Sempre por meio do acolhimento e do afeto, a busca pela solução de problemas que apareciam no percurso também era um processo educativo em si.
Cooperação, autonomia, comprometimento, socialização e aprendizado: os alunos desenvolveram as habilidades necessárias para aprender de maneira autônoma e participativa. Eles construíram o conhecimento que tem como ponto de partida os conteúdos das disciplinas regulares, mas é capaz de se conectar com o mundo. Tudo de bom que aconteceu, os problemas que surgiram, os resultados aquém e além do esperado: cada parte do processo foi uma etapa do aprendizado.

A BNCC do Ensino Médio diz que: “Considerar que há muitas juventudes implica organizar uma escola que acolha as diversidades, promovendo, de modo intencional e permanente, o respeito à pessoa humana e aos seus direitos. E mais, que garanta aos estudantes ser protagonistas de seu próprio processo de escolarização, reconhecendo-os como interlocutores legítimos sobre currículo, ensino e aprendizagem.”

Na Festa da Pipoca, os alunos são sujeitos do próprio processo de escolarização. De maneira ativa, assumem a responsabilidade pelo próprio desenvolvimento. No entanto, é preciso lembrar de uma coisa que coloca esse projeto a frente de outros: esse processo é uma festa. As etapas educativas da gincana celebram o encontro, o trabalho em equipe, a solidariedade, o desenvolvimento enquanto indivíduo e grupo, o esforço que leva à superação… Enfim, celebram a vida em sociedade.